Entomologistas Brasileiros

Entomologistas Brasileiros

José Albertino Rafael

Biografia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1986); pós-doutorado no Canadian National Collection of Insects (CNC), Ottawa, Canadá (1997-1998) e na Universidade Federal do Paraná como bolsista do Programa da Taxonomia (PROTAX) (2006-2008). Atualmente é pesquisador titular do INPA; bolsista produtividade 1D do CNPq; Membro do comitê assessor de Zoologia do CNPq; membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Científico (CATC) do CNPq; referee de diversas revistas científicas, nacionais e estrangeiras; professor orientador no programa de pós-graduação em Entomologia do INPA. Atua na área de Entomologia, com experiência em taxonomia de Diptera (Tabanidae, Empididae, Pipunculidae) e Zoraptera e em Entomologia Forense e Urbana. Editor sênior do livro Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia publicado em 2012.

Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) (1983 - 1986) - Título: Sistemática filogenética dos gêneros de Pipunculidae (Diptera) do Novo Mundo, Ano de obtenção: 1986. Orientador: Nelson Papavero.

Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) (1978 - 1979). Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.Título: Estudo da idade fisiológica de quatro populações de Tabanidae (Diptera) no Campus Universitário, Manaus, Brasil.,Ano de Obtenção: 1979. Orientador: Jacques Derek Charlwood.

Taxonomista nato pubicou até final de 2014 mais 150 artigos com descrição e redescrição de taxóns. publicou mais de 40 matérias em Textos em jornais de notícias/revistas e mais de 110 resumos em congresso nacionais e internacionais.

Publicou três livros, com destaque para Rafael, José Albertino ; MELO, Gabriel Augusto R ; CARVALHO, Claudio José Barros de ; CASARI, Sônia Aparecida ; CONSTANTINO, Reginaldo . Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. 1. ed. Ribeirão Preto: Holos, Editora, 2012. v. 1. 810p, que concorreu ao prêmio Jabuti, categoria Ciências Naturais, ficando em 6º lugar. Um livro muito utilizado no meio acadêmico por discentes e docentes desde então.

O livro recebeu o prêmio Alexandre Rodrigues Ferreira, que é concedido pela Sociedade Brasileira de Zoologia ao melhor livro publicado na área de zoologia no período de 1º de novembro de 2011 a 31 de outubro de 2013. O prêmio foi concedido na abertura do XXX Congresso de Brasileiro de Zoologia realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de 4 a 9 de fevereiro, em Porto Alegre (RS).

A primeira edição do livro é um volume único. Foi publicada pela editora Holos e teve uma tiragem de 10 mil exemplares prevendo uma boa aceitação no mercado nacional. A obra contou também com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. (Fapeam).

Participou em 4 bancas de trabalhos de conclusão de curso, 41 bancas de mestrado, 21 bancas de doutorado e 25 de qualificação para doutoramento. Como orientador atuou em 21 orientações de iniciação científica, 32 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado e seis supervisão de pós-doutorado. Sem contabilizar as orientações em andamento.

No seu Currículo Lattes há um descrição que define a real importância deste primoroso Entomologista:

José Albertino Rafael é especializado em Sistemática de Insetos, com ênfase em Diptera. Publicou 150 trabalhos, descrevendo quase 250 espécies neotropicais, principalmente amazônicas,  em periódicos nacionais e estrangeiros ou em capítulos de livros. Atua como consultor do CNPq e CAPES. É o editor sênior do livro "Os Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia", publicado em 2012. Este livro conta com a participação de brasileiros e estrangeiros e vem suprir a falta de um livro básico em Entomologia no Brasil. A partir do lançamento dos editais universais do CNPq aprovou cinco projetos como coordenador (2001, 2003, 2006,  2009 e 2011) e na FAPEAM, a partir de 2004, aprovou quatro projetos (2004, 2006 e 2007, 2011).

Area de Atuação:

Entomologia, com experiência em taxonomia de Diptera (Tabanidae, Empididae, Pipunculidae) e Zoraptera e em Entomologia Forense e Urbana. Editor sênior do livro Insetos do Brasil: diversidade e taxonomia
José Albertino Rafael